Evento: Todos

LABIRINTO DE CHARTES

 

 

A SIMBOLOGIA ESPIRAL / LABIRINTO

 

  "A vida é como uma espiral e não como uma linha reta. Passado e futuro se encontram em um infinito presente". Autor desconhecido.

"Tudo que o poder do mundo faz é feito em círculo. O ceú é redondo, e tenho ouvido que a terra é redonda como uma bola, e assim também o são as estrelas. O vento, em sua força máxima, rodopia. Os pássaros fazem seus ninhos em círculos, pois a religião deles é a mesma que a nossa. O sol nasce e desaparece em círculo em sua sucessão, e sempre retornam outra vez ao ponto de partida. A vida do homem é um círculo, que vai da infância até a infância, e assim acontece com tudo que é movido pela força. Nossas tendas eram redondas como os ninhos das aves, e sempre eram dispostas em círculo, o aro da nação, o ninho de muitos ninhos, onde o Grande Espírito quis que nós chocássemos nossos filhos". Alce Negro, dos Oglala Sioux*

As espirais apresentadas em Dark City, são um símbolo primordial que está gravado no inconsciente coletivo e no fundo de cada ser humano. Segundo a Infopédia*, a espiral é um símbolo de evolução e de movimento ascendente e progressivo, normalmente positivo, auspicioso e construtivo, sobretudo na sua forma. Enquanto plana, a espiral pode ter associado o movimento de evolução e de involução. Na sua versão de espiral dupla, traduz o todo, a união dos contrários, o nascimento e a morte.

A forma da espiral é encontrada em todas as culturas e traduz um movimento ascendente de evolução a partir de um ponto inicial, o que pode até ser associado com a própria progressão da existência. Assim como a vida, a espiral helicoidal projeta-se para o infinito e aparentemente não tem fim. Está associada à Lua, à água, ao feminino, à evolução cíclica, à vida e à fertilidade, e está representada em muitas divindades femininas do paleolítico.

O movimento da espiral é também o movimento da energia dos chakras conforme são descritos nas filosofias hindus. Pelo seu lado, a espiral plana está associada ao labirinto, e pode significar um movimento tanto de expansão como de compressão para o centro. A espiral em forma dupla significa o nascimento e a morte e a alternância Yang e Yin. Está associada às duplas serpentes enroladas no caduceu e também às representações do dragão enroscado nas colunas dos templos. Na Índia, a forma da espiral está associada à serpente ígnea, à energia Kundaliní, que dorme enroscada na base da coluna vertebral pronta a ser despertada em estado latente.

 

Apesar de indicar um movimento constante, a espiral traduz ao mesmo tempo equilíbrio e ordem inseridos numa permanente mudança. Em África, a espiral possui o simbolismo da criação da vida e na expansão do mundo e, entre certas tribos, representa o deus masculino e também o movimento das almas e dos espíritos. Em outras culturas muito antigas, a espiral foi usada para gravar nas rochas das montanhas relógios solares.

 

O movimento da espiral é observado nos cânticos e nas danças espirais de celebração do solstício de Inverno entre os índios da América Central, que festejam o princípio de um novo ano e o ponto zero de uma nova etapa. Um tipo de dança giratória é também encontrada entre os Dervixes da tradição sufi.Os Espirais também são usados em pentagramas, como uma forma de invocar ou banir energias. O espiral de invocação é muito utilizado para carregar instrumentos, amuletos, talismãs.... Já o espiral de banimento é usado para o banimento da negatividade, sugando e transmutando as más energias.

 

 

Labirinto - Constituído por um conjunto de percursos intrincados criados com a intenção de desorientar quem os percorre. Para os gnósticos é um símbolo de iniciação. Em seu percurso haveria um centro espiritual oculto, uma dissipação de trevas pela luz e o renascimento pessoal. Nesse sentido, a superação seria encontro da verdade ou opus. Esta definição é mais sintonizada com o conceito de Labirinto e oposta ao conceito de Dédalo, ou em inglês "Maze"

"O significado do labirinto é associado com a simbologia da espiral, de que nós podemos seguir nossos passos (metafórico e literal) de volta e do inicio (centro ou núcleo). Os nativos americanos usaram o labirinto como símbolo que representa o nascimento, o renascimento e/ou a transição de um mundo ao seguinte. É um símbolo utilizado por eras.

Em um nível filosófico, o significado do labirinto é tão complexo quanto o próprio símbolo. Com muitas torções e voltas, não compartilha seus segredos facilmente.

Está associado a:

* Passagem do tempo

* Crescimento espiritual

* Iluminação

* Conexão à fonte

* Renascimento

* Ressurreição

* Emergência

* Evolução

* Progresso

* Trajeto espiritual

* Iniciação

Pode ser uma ferramenta poderosa para o realce e o desenvolvimento internos. É projetado especificamente com esta finalidade. Ao andar em um labirinto, nossa perspectiva constantemente muda. Nossa visão e corpo físico nunca estão enfrentando a mesma direção por muito tempo. Esta é uma técnica para conhecer nosso interior de dentro para fora.

E ainda, o movimento em espiral é uma réplica física de nossa tendência espiritual de procurar dentro das grandes verdades uma forma de eterna liberdade".

Fontes:

* Terra Mística

**In Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2010




Data Evento: 18/08/2016

Período de Inscrição de 23/09/2016 á 18/10/2016

Valor Incrição: 0,00

Observação: 0,00


Local: Espaço criativo Flor de Lis